top of page

Perguntas Frequentes

Quando vinculados aos projetos de extensão da UFCAT são gratuitos. Quando ofertados pelo Centro Acadêmico, o custo é determinado pelo CA.

Os professores e monitores são voluntários, não recebem remuneração. 

03 /
Qual o valor dos Cursos?

O CRArobótica nasceu da necessidade de ensinar, qualificar e difundir os conceitos básicos de robótica dentro da Universidade Federal de Goiás, Campus Catalão, dentro da Faculdade de Engenharia - FENG. Partindo do interesse demonstrado pelos alunos durante a disciplina de Energia (equivalente a Circuitos Elétricos I) ministrada em 2015.2 pelo Prof. Ricardo R. Moura, bem como o interesse dos  alunos em explorar novas áreas de conhecimento como:

  • robótica,

  • eletrônica,

  • programação.

Surgiu a ideia de criar um grupo de ensino e pesquisa na áreas anteriormente mencionadas. Devido a falta de recursos disponíveis na Universidade, problema que aflinge não só a UFG/Catalão mas todas as Universidades Federais do nosso país, tivemos que buscar uma ferramenta que fosse:

  • de baixo custo de aquisição em hardware e software,

  • fácil aprendizado,

  • fosse flexivel para realização de diversos tipos de projeto,

  • não necessita-se de grande conhecimento técnico,

  • e de preferencia que fosse bem difundida no meio.

Assim surgiu a ideia de utilizar a Plataforma de Desenvolvimento Arduino, uma das mais utilizadas em todo o meio acadêmico e por intusiastas de robótica.

O grupo foi criado no dia 03/05/2016 e a primeira proposta foi a criação de um Curso de Arduino Básico. No dia 05/05/2016 foi submetido o projeto de extensão "Introdução à Automação e Robótica Utilizando a Plataforma Arduino", que foi aprovado no dia 10/05/2016 pela FENG/Curso de Engenharia de Produção da UFG/Catalão.

01 /
O que é o CRArobótica?

Qualquer pessoa, independente de ser aluno da UFG ou não, pode se increver nos nossos cursos.

Todos os curso são abertos a população, nosso objetivo é difundir o conhecimento sobre a plataforma Arduino, capacitando jovens a desenvolver tecnológia.

02 /
Quem pode se inscrever no curso?
Por que estudar Arduino?

Desde que o Arduino surgiu, em 2005, as criações “faça você mesmo” – do inglês do it yourself  ou simplesmente DIY – nunca mais foram as mesmas. Este hardware livre mudou a forma como as pessoas inventam coisas ao possibilitar as mais diversas aplicações. São projetos de arte eletrônica, robôs dos mais diversos tipos e projetos com interfaces criativas que operam a partir de sensores dos mais diversos tipos. O limite é a criatividade dos makers, ou fazedores, por trás de cada projeto. Cada placa tem suas características próprias, como o número de entradas, número de saídas e quantidade de memória, mas por se tratar de uma plataforma aberta, todos e quaisquer tipos de melhorias e modificações são possíveis.

Neste contexto, a tão sonhada automação residencial amplamente difundida pelo desenho os Jetsons, da década de 1980, vem se tornando uma realidade e um hobby para fazedores no mundo todo. Com o Arduino é possível construir diversas aplicações que trazem a robótica e a computação pra dentro de nossas casas. Estas possibilidades fizeram surgir inclusive o termo domotics, que significa home robotics, ou robótica doméstica.

 

fonte: http://blog.fazedores.com/ideias-para-automacao-residencial-com-arduino/

O Arduino não se limita apenas a hobbistas, já está sendo utilizado em muitas aplicações industriais. Por se tratar de uma tecnológia open-source com grande adesão da comunidade científica, educadores e entusiastas, continua a evoluir constantemente, tornando-se cada vez mais confiável e acessível.

06 /
05 /

Todo o material didático utilizado foi desenvolvido por nós, pensando em atender o maior público possível, sendo assim não há necessidade de conhecimento previo de qualquer tipo de linguagem de programação ou de eletrônica.

Público alvo:

  • Alunos do ensino médio,

  • Universitários,

  • Graduados que buscam novas áreas de atuação, novas áreas de conhecimento ou nova recolocação no mercado de trabalho,

  • Profissionais que vislumbram no arduino a possibilidade de colocar em prática suas ideias, criar novas tecnológias e implementar melhorias em produtos/máquinas mais antigas.

 

A flexibilidade desta plataforma de desenvolvimento permite que profissionais/entusiastas de diversas áreas consigam aplicar o Arduino de diversas formas distintas, tornando-se assim uma ferramenta muito versátil.

Como serão as aulas?

Serão disponibilizadas turmas durante a semana no período noturno e aos sábados pela manhã. A ideia é disponibilizar horários que atendam tanto aos estudantes regulares dos cursos de engenharia, bem como aos demais interessados que não possuem disponibilidade de realizar o curso durante a semana.

04 /
Quais serão os horários dos Cursos?
bottom of page